ESTUDANTES

O ambiente do Centro Cultural Alfa é um terreno fértil para o desenvolvimento de novas e duradouras amizades, a medida que promove momentos agradáveis de diálogo e a convivência entre as meninas que frequentam as nossas atividades.

Formação humana

Sala de Estudo

Precisando de um lugar tranquilo para estudar? Então você precisa conhecer a nossa sala de estudos! Além de uma biblioteca super equipada, uma infraestrutura agradável e um ambiente silencioso, aqui você vai encontrar uma galera focada pra te motivar nos estudos.

Monitoria de Estudo

Além de um ambiente muito convidativo para o estudo contamos com voluntárias para te ajudar naquela matéria que você tem mais dificuldade! Entre em contato para maiores informações!

Palestras e Cursos

Fique atento nas nossas redes sociais e no site para saber da programação!

Passeios e viagens

Estar em contato com a natureza, conhecer novos lugares e culturas nos ajudam a crescer interiormente. Por isso o Centro Cultural Alfa organiza frequentemente passeios esportivos e culturais.

Congresso Internacional UNIV

O UNIV é um congresso universitário internacional que acontece todos os anos em Roma durante a Semana Santa. A cada ano um aspecto relevante da nossa cultura é escolhido como o tema do Congresso. O Congresso UNIV faz parte de um workshop que inclui outras atividades, como uma audiência com o Papa, tertúlias internacionais e visitas culturais e históricas na Cidade Eterna O Vaticano é outro ponto central do Fórum UNIV. As estudantes têm a oportunidade de participar de uma audiência com o Papa, bem como de assistir a todas as celebrações da Semana Santa.

Aqui no Centro Cultural Alfa pude encontrar formação espiritual e profissional que foram essenciais no meu amadurecimento, aqui construí amizades pra vida toda. O Alfa é minha segunda casa!

Bruna Z.

Estudante Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Formação Espiritual

A formação Espiritual do Centro Cultural Alfa é realizada pelo Opus DeiInstituição da Igreja Católica fundada por São Josemaria Escrivá.

O objetivo da formação Espiritual dada nos Centros do Opus Dei é fazer com que cada indivíduo cresça em vida interior aprendendo assim a ter uma amizade mais íntima com Deus.

Confira abaixo nossas atividades:

Meditação

Todas as quartas e sábados acontece na capela do Centro Cultural Alfa uma reflexão dirigida por um sacerdote do Opus Dei.
Tem como base o Evangelho, escritos dos santos, da Igreja Católica e ensinamentos de São Josemaria Escrivá aplicados a vida quotidiana.

As meditações têm duração de 30 min.
Horários: Quarta-feira - 18h30
Sábado - 15h30 (em seguida acontece a Benção com o Santíssimo)

Aulas de Doutrina

Para aprofundar seu conhecimento da Doutrina da Igreja Católica. Caso tenha interesse entre em contato com a gente!

Confissões e Direção Espiritual

O atendimento é feito por sacerdotes do Opus Dei. Confira os dias e horários para Estudantes e Jovens Profissionais: Para agendar o seu horário envie mensagem pelo whatsapp: (12) 99152-4463

Círculos

Os Círculos são uma formação espiritual específica do Opus Dei dados por leigos, da qual participam pessoas que já tenham um conhecimento prévio da Doutrina da Igreja Católica e que desejam aprofundar nos temas das virtudes e da vida interior.

Recolhimentos

Os Recolhimentos acontecem uma vez por mês e consistem em algumas horas de oração, silêncio e reflexão sobre um tema específico para uma maior intimidade com Deus.

Convívios

Momentos de lazer e descontração unidos à formação católica.
Confira as datas das próximas atividades e programe-se!

Retiros de Silêncio

Momentos de silêncio e reflexão para um maior conhecimento próprio e de Deus. As casas de retiro proporcionam um clima favorável para a oração e a contemplação. Confira as datas e locais do próximos Retiros!

“O silêncio não se reduz à ausência de palavras, mas antes à predisposição de escutar outras vozes: a do nosso coração e, sobretudo, a voz do Espírito Santo”

Papa Francisco

voluntariado

Quer ser voluntária?

O Centro Cultural Alfa forma voluntárias através do projeto VemSer.
São encontros teóricos e práticos para fundamentar as verdadeiras bases para captar cada vez melhor a dignidade do ser humano. Busca a melhora pessoal, o respeito e a saber olhar e respeitar o outro e consequentemente melhorar a sociedade.

Aprenda ensinando!

Se você gosta de ensinar e sabe bastante sobre matemática, redação, biologia ou outra matéria, você pode ser voluntária na nossa monitoria de estudos!!

Férias Solidárias

Nas férias de janeiro e julho o Centro Cultural Alfa organiza uma semana de atividades sociais em comunidades de baixa renda, com o objetivo de levar atenção, cultura e divertimento para crianças, adolescentes e adultos.

Liderança Solidária

O Liderança Solidária organiza visitas a instituições como asilos, hospitais, orfanatos em São José dos Campos e região.

Gostaria de participar de alguma das nossas atividades?

Envie-nos uma mensagem .